Fifa quer derrubar grupos de vendas de ingressos no Facebook.


A Fifa e a Polícia Civil declararam guerra à venda ilegal de bilhetes em grupos de redes sociais. Enquanto a entidade máxima do futebol tenta derrubar as páginas de comunidades de negociação de entradas no Facebook, policiais se infiltram nos grupos para reprimir cambistas que tentam repassar ingressos por preços até 40 vezes maior do que os valores cobrados pela Fifa. Só na última semana, as Delegacias do Consumidor (Decon) e de Apoio ao Turista (Deat) — que têm agentes destacados somente para o monitoramento da rede — prenderam seis pessoas e apreenderam 32 ingressos.

Na última quarta-feira, agentes da Deat prenderam o turista argentino German Coll, ele tentava repassar oito ingressos para os jogos de Espanha contra o Chile e Argentina contra Bósnia, ambos no Maracanã, que já estão esgotados. Cada entrada seria revendida por R$ 1,3 mil. As entradas vendidas pela Fifa para o mesmo setor custam R$ 30, um ágio de 4.200%. Os agentes chegaram ao estrangeiro justamente a partir de contatos no Facebook.

Ele participava do grupo “Ingressos Copa do Mundo 2014”, o maior do gênero, com mais de 21 mil membros. O anúncio dos ingressos no grupo, que deu início às investigações, está anexado ao inquérito: “Tenho ingressos lado a lado categoria 4 (o mais caro). Só faço entrega em mãos no Rio”. German vai responder pelo crime de cambismo, previsto no Estatuto do Torcedor e pode pegar até dois anos de prisão e multa. Os ingressos apreendidos foram cancelados pela Fifa e postos à venda novamente.


A entidade também está usando suas armas no combate às vendas ilegais. Junto com a Match, empresa responsável pela venda de ingressos, a Fifa formou uma comissão de investigação de sites de negociação de entradas. Grupos de revenda no Facebook e páginas como ticketbis.net e liveworldcup2014tickets.com estão na lista negra da Fifa, que vai pedir a retirada dos endereços do ar. "Estamos trabalhando lado a lado com autoridades governamentais e com a polícia para agir contra empresas e pessoas que fazem revenda não-autorizada" afirmou ao Extra Andreas Herren, porta voz da Match.

Outra prática criminosa que vem sendo praticada com a proximidade do Mundial são os golpes envolvendo bilhetes para jogos. O mais comum, detectados pela Delegacia de Repressão a Crimes da Internet (DRCI), é o da falsa promoção. Nessa modalidade, o internauta recebe um e-mail parabenizando-o por uma suposta promoção: “Você foi o ganhador de um par de ingressos para a Copa do Mundo Fifa Brasil 2014”. Abaixo do texto vem um link para que o ticket seja impresso. O titular da especializada, Alessandro Thiers alerta: esse é um golpe chamado phishing, que implanta vírus no computador para adquirir dados pessoais da vítima.

Outra modalidade bastante comum, segundo o policial, é a da falsa venda, em que a vítima é enganada por falsos anúncios de entradas para a Copa em sites de venda como OLX e Bom Negócio. Após fazer um depósito na conta do criminoso, a vítima percebe que o ingresso em questão não existe. Acompanhe nossas atualizações pelo Facebook Twitter.

Fonte: Extra

Comentários