BC interromperá programa cambial se Aécio vencer Dilma.

Eventual vitória de Aécio Neves, do PSDB, trará mudanças para o Banco Central. De acordo com Armínio Fraga, ministro da Fazenda escolhido pelo tucano, o programa do Banco Central de intervenção diária no câmbio será interrompido imediatamente e seu estoque "desmontado ao longo do tempo," disse o ex-presidente do Banco Central. "Nós certamente não teríamos esse programa [de swap cambial]", disse Fraga por telefone à Reuters nesta quarta-feira (15).


"Tem o fluxo e o estoque. A intervenção seria removida imediatamente e o estoque pode ser desmontado ao longo do tempo", afirmou Fraga, que foi presidente do BC durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.


Armínio Fraga disse ainda que quer um novo perfil para a diretoria do BC, que atualmente é composta por funcionários de carreira da autoridade monetária e do setor público. Questionado sobre a possibilidade de buscar nomes no mercado para compor a futura diretoria do BC se Aécio for eleito, Fraga afirmou que prefere uma instituição com perfil mais diversificado. "Eu não acredito em fazer uma busca limitada."

"As pessoas em várias posições importantes do governo precisam ter as qualidades e experiências necessárias e podem vir da academia, do setor privado e do setor público. Não há fórmula mágica para isso", disse à agência.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e acompanhe nossas notícias.

Disputa acirrada no 2º turno, Aécio tem 51%, Dilma, 49%.

Segundo a Reuters, Fraga não descartou a hipótese de, inclusive, manter atuais diretores do BC. "Nas duas vezes que eu estive lá, o Banco Central sempre teve na sua diretoria gente da casa, não por obrigação", afirma. "É uma escolha natural porque o Banco Central tem muita gente competente. O fato de a pessoa estar lá não importa, acho que na margem ajuda."

Fontes: Reuters e G1

Comentários

  1. O Banco Central q controla a alta do dólar,...se não tiver esse controle,então o dólar vai disparar,com o dólar alto,o real vai perder o valor muito rápido,e teremos q gastar mais rápido ainda,pois o dólar ta subindo descontroladamente,pois tudo e reajustado conforme o valor do dólar,resumindo....inflação de 30% ao mês conforme o antigo governo do FHC,vai ser um verdadeiro retrocesso no Brasil,fora Aécio ladrao

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.