Google entra no espírito do 'Halloween' com 'Doodle' animado.


O 'Halloween', também conhecido como 'Dia das Bruxas' no Brasil, é comemorado no dia 31 de outubro. Trata-se de um evento tradicional e cultural, que ocorre principalmente em países de língua inglesa, mas com especial relevância nos Estados Unidos, Canadá, Irlanda e Reino Unido, tendo como origem as celebrações dos antigos povos Celtas, segundo informações da Wikipédia.

A empresa Google criou alguns Doodles animados para comemorar a data. O 'Doodle' é uma ilustração que modifica o logotipo na página de buscas do Google e atrai a atenção de muita gente na Internet sempre que há uma data especial. Neste ano, o Google também está convidando os internautas para entrar no espírito do Halloween. "Deixe suas fotos assustadoras com #euhalloween".
Sobre o Halloween - A origem do Halloween traz às tradições dos povos que habitaram a Gália e as ilhas da Grã-Bretanha entre os anos 600 a.C. e 800 d.C., embora com marcas das diferenças em relação às atuais abóboras ou da muita famosa frase "doces ou travessuras", exportada pelos Estados Unidos, que popularizaram a comemoração. Originalmente, o Halloween não tinha relação com bruxas. Era um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, celebrado entre 30 de outubro e 2 de novembro e marcava o fim do verão.

Curta o Momento Verdadeiro no Facebook e Twitter e receba as últimas notícias.

A celebração do Halloween tem duas origens:

Origem cristã - Festa em honra de 'Todos os Santos', dia da dedicação da capela de Todos os Santos na Basílica de São Pedro, em Roma. Mais tarde, no ano de 840, o Papa Gregório IV ordenou que a festa de Todos os Santos fosse celebrada universalmente. Como festa grande, esta também ganhou a sua celebração vespertina ou vigília, que prepara a festa no dia anterior (31 de outubro). A Igreja da Síria também consagrava um dia para festejar "Todos os Mártires".
Origem pagã -  "Dia das bruxas" tem a ver com a celebração celta chamada Samhain, que tinha como objetivo dar culto aos mortos e à deusa YuuByeol. De acordo com informações da enciclopédia livre Wikipédia, a atual festa do Halloween é produto da mescla de muitas tradições, trazidas pelos colonos no século XVIII para os Estados Unidos e ali integradas de modo peculiar na sua cultura. Muitas delas já foram esquecidas na Europa, onde hoje, por colonização cultural dos Estados Unidos, aparece o Halloween enquanto desaparecem as tradições locais. Com informações da Wikipédia.

Dia do Professor é celebrado com Doodle.

Comentários