Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo.

Brasil é o país com maior incidência de raios no mundo.

Em entrevista a GloboNews, Michael Pantera, meteorologista do CGE, explicou o que acontece durante uma tempestade e a melhor maneira de se proteger. Segundo ele, as regiões de grande urbanização tem ilhas de calor, isso favorece a formação destas nuvens de tempestades que geram os raios. Os raios são formados por cristais de gelo que acabam raspando um no outro na nuvem o que carrega um lado da nuvem positivamente e outro negativamente. A tendência do raio é procurar o caminho de menor resistência - lugares altos e objetos metálicos podem favorecer a ocorrência deste fenômeno, então o ideal é que durante uma tempestade se a pessoa estiver em um local aberto ele deve ficar agachada ou deitada.

Na última segunda-feira, dia 29, um raio atingiu oito banhistas na cidade de Praia Grande, no litoral paulista, matando quatro deles (leia aqui). Segundo o Corpo de Bombeiros, os banhistas estavam na Praia do Canto do Forte, na faixa de areia. 

O guarda-sol sob o qual o grupo se abrigou durante a tempestade pode ter atraído a descarga elétrica. O incidente com um raio foi o segundo caso com o maior número de vítimas fatais simultâneas envolvendo o fenômeno no país. Os dados foram divulgados pelo Grupo de Eletricidade Atmosférica (Elat), órgão do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

As vítimas - A polícia identificou ainda na segunda-feira que as quatro vítimas da queda de raio em Praia Grande eram da mesma família. Luciano D’Alessandro e Kátia Boaretto moravam em Jacareí, cidade da região do Vale do Paraíba. Já o coronel aposentado da Polícia Militar Zenildo Tadeu Vieira e a esposa, Andrea Boaretto, eram da capital paulista. Um parente do casal Kátia e Luciano afirmou que eles passavam férias em Praia Grande.


Além das vítimas fatais, outras quatro pessoas foram atingidas durante o incidente, sendo que uma encontra-se internada em estado estável, a ambulante de Praia Grande Regina Célia Freitas Nogueira, de 51 anos. Uma mulher e suas duas filhas, turistas de Franca, no interior paulista, estão fora de perigo. Elas passaram por avaliação buco-maxilo-facial no Hospital Irmã Dulce, por apresentarem ferimentos no rosto, e foram liberadas. Momento Verdadeiro com informações da GloboNews e G1.