Chuva de granizo impressiona moradores em Paty do Alferes.

Rio de Janeiro - O primeiro dia de 2015 ficou marcado por uma forte chuva de granizo. A tempestade, que durou mais de 30 minutos, de acordo com informações do jornal Extra, surpreendeu moradores da cidade de Paty do Alferes, no interior do estado.

Apesar do susto, de acordo com o Corpo de Bombeiros, não houve nenhuma ocorrência por causa da chuva. Uma moradora do Meier relatou ao Extra que quantidade de gelo foi imensa: "Choveu com uma força que não é comum. A quantidade de gelo foi imensa. Deu medo — contou Joselane, que registrou a tempestade em fotos para o jornal carioca.


Após o temporal, a temperatura da cidade caiu. De acordo com o Instituto Climatempo, há previsão de chuvas fortes para os próximos dias, com a temperatura variando entre 20 e 34 graus.

De acordo com informações da Wikipédia, granizo (ou saraiva) é a forma de precipitação que consiste na queda de pedaços irregulares de gelo, comumente chamados de pedras de granizo. Essas pedras, na Terra, são compostas por água no estado sólido e medem entre 5 e 200 mm de diâmetro, sendo as pedras maiores provenientes de tempestades mais severas. 

Ainda de acordo com a enciclopédia, existem métodos para detectar tempestades de granizo usando imagens de satélites e radares meteorológicos. O granizo geralmente cai em maior velocidade à medida que cresce em tamanho, embora fatores complicadores, como a fusão, o atrito com o ar, o vento e interação com a chuva e outras pedras possam retardar sua descida pela atmosfera da Terra. Avisos de tempo severo são emitidos quando atingem um tamanho prejudicial, pois podem causar danos graves a construções, automóveis e, mais comumente, à agricultura.

Momento Verdadeiro com informações do Extra.