Papa Francisco nomeia 20 novos cardeais.

O papa Francisco nomeou 20 novos cardeais, 15 deles tem menos de 80 anos e estão aptos a eleger o sucessor do pontífice. A eleição dos novos cardeais também muda o predomínio da Europa e do Vaticano.  

De acordo com informações divulgadas pelo correspondente da GloboNews, Pedro Vedova, dos 20 novos cardeais nomeados pelo papa Francisco, apenas 5 são europeus e 1 de dentro do Vaticano


Segundo Vedova, essa nomeação descentraliza o poder da Igreja Católica e aproxima o papa cada vez mais do mundo e quebra uma estrurura de isolamento que sempre reinou na 'Cúria Romana', que sabe que pode controlar mais um papa, desde que ele seja desconectado do mundo, que fique isolado. 

Ainda de acordo com Pedro, o termo "Cúria Romana", que significa corte real em latim, representa a monarquia do Vaticano, ou seja, o governo, toda parte burocrática. Papa Francisco, de acordo com o correspondente, é muito anti-Cúria. O pontífice pega pesado quando ele fala sobre esse setor da igreja. "Ele diz que tem muito santo lá, mas que há uma rede de corrupção também. Francisco já disse que a cúria é a lepra do papado. Recentemente, ele disse que a cúria tem um alzaimer espiritual", disse o jornalista.
Atualmente há 248 cardeais, 49 são cardeais nomeados pelo papa Francisco.

Papa Francisco homenageia Rio de Janeiro.

Momento Verdadeiro com informações da GloboNews.