Ferramenta 'espiã' monitora atividades de usuários no app WhatsApp.


Um desenvolvedor holandês cria ferramenta espiã que pode monitorar as atividades dos usuários do aplicativo de mensagens WhatsApp. Chamado WhatsSpy Public, o software contorna as opções de privacidade do app e permite visualizar quando a pessoa acessou o WhatsApp e qual é a sua foto de perfil. As mensagens não são interceptadas por essa ferramenta.

Maikel Zweerink, criador do WhatsSpy Public, afirmou, em entrevista ao Mirror, que não se trata de um hack, mas, sim, de uma falha de design do aplicativo. "A habilidade de seguir um estranho por seus status no app é bastante assustadora e já pode ser abusada", segundo Zweerink.


O desenvolvedor pôde monitorar seu irmão durante um dia inteiro. "Eu liguei para ele e contei o que tinha feito e ele ficou surpreso, já que as suas configurações de privacidade estavam com a opção 'ninguém' marcada", segundo Zweerink.

O WhatsSpy Public está disponível na internet, mas requer conhecimentos técnicos para utilizá-lo. O software mostra uma linha do tempo com as novidades dos usuários monitorados. O WhatsApp, que tem 700 milhões de usuários ativos mensalmente, não comentou o caso. O aplicativo ganhou criptografia de ponta-a-ponta no final do ano passado.


Fonte: Exame