Google homenageia Alessandro Volta; o inventor da pilha elétrica.

O Doodle animado que aparece nesta Quarta-feira de Cinzas na página principal do Google homenageia Alessandro Volta, o físico italiano que inventou a pilha elétrica. Ele nasceu em 18 de fevereiro de 1745.


Alessandro Giuseppe Antonio Anastasio  foi professor de física na Escola Real em 1774. A sua paixão foi sempre o estudo da electricidade, mas de acordo com informações da enciclopédia livre Wikepédia, ele também estudou química de gases entre 1776 e 1778. Devido sua dedicação aos estudos, o imperador Napoleão Bonaparte o nomeou conde em 1810.

Depois de uma bateria de testes, Alessandro Volta determinou que os melhores pares de metais dissimilares para a produção de electricidade eram o zinco e a prata. Inicialmente, Volta experimentou células individuais em série, cada célula era um cálice de vinho cheio de salmoura na qual dois eléctrodos dissimilares foram mergulhados. A pilha elétrica substituiu o cálice com um cartão embebido em salmoura. O número de células, e consequentemente, a tensão eléctrica que poderiam produzir, estava limitado pela pressão exercida pelas células de cima, que espremiam toda a salmoura do cartão da célula de baixo. No período de 1800 a 1815, após a invenção da pilha, houve grande evolução da electroquímica. Em 1881, uma unidade elétrica fundamental, o volt, foi nomeada em homenagem ao físico Alessandro Volta. 

Washington Luiz - Momento Verdadeiro.