Sabonete Dove Esfoliação pode causar câncer?

Sabonete Dove causa câncer? Como assim? De onde surgiu essa informação? Não é de hoje que somos bombardeados de informações e algumas realmente trazem tantos dados que acabam causando pânico. Mas, como dizia o Chapolin Colorado, “calma, calma, não criemos pânico”. Brincadeira! Mas antes de compartilhar algumas notícias, precisamos confirmar se a informação é verdadeira ou falsa. Você já ouviu falar em "hoax"? São histórias falsas recebidas por e-mail, sites de relacionamentos e na Internet em geral, cujo conteúdo consiste em apelos dramáticos de cunho sentimental ou religioso; difamação de pessoas e empresas, supostas campanhas filantrópicas, humanitárias, ou de socorro pessoal, de acordo com informações da Wikipédia ... E muitas pessoas acreditam em coisas impossíveis como alguns hoaxes que circulam pela internet.


Veja a informação que recebemos através do WhatsApp do Momento Verdadeiro neste domingo. "O médico dermatologista Antunes Beltrão Villa alerta para os perigos do uso do sabonete Dove: Segundo o suposto profissional, o sabonete Dove esfoliação diária causa câncer". Será verdade que o sabonete Dove causa feridas que podem evoluir para câncer? 

Leia a mensagem:

"Há anos o doutor Antunes Beltrão Villa, médico dermatologista formado na UNICAMP, vem alertando o risco para a saúde do uso do sabonete DOVE ESFOLIAÇÃO DIÁRIA, mas vem sendo sistematicamente ignorado. A situação se tornou insustentável, a ponto de o médico fazer a denúncia em seu perfil no facebook. 

Amigos, me ouçam, por favor. Não usem o sabonete Dove Esfoliação Diária nunca. Seu uso a longo prazo não foi testado pela ANVISA. Meu consultório está cheio de pacientes com o mesmo problema: tiveram a pele descamada, e algumas dessas lesões evoluíram para câncer, principalmente no pênis, onde a pele é mais fina.

Escrevi um artigo que foi recusado pelas principais publicações, mas aceito para publicação apenas em uma revista de alcance regional.


No artigo, explico que o sabonete contém micropartículas de esfoliação, que lesionam a epiderme, e também contém uma substância cancerígena, a metilfeniledrileina glutâmica.

Quando as nanopartículas dessa substância absorvem os raios UV, a reação libera elétrons, que produzem moléculas instáveis de radicais livres que se juntam a outras e agem nas células em nível nuclear, danificando as moléculas de DNA no processo e causando câncer.

A DOVE é uma das principais patrocinadoras dos congressos de Dermatologia, e meus colegas se acovardaram em enfrentar a empresa. Vou até o fim! Minha consciência ninguém compra!

Antunes Beltrão Villa
CRM-SP 224821"
   
Apesar do texto trazer muitas informações técnicas e ainda ter sido assinado por um suposto médico alguns dados precisam ser consultados. Será que o suposto profissional de saúde está cadastrado no Conselho Federal de Medicina? Basta uma busca rápida no site do portal do CFM para descobrir que nem o CRM e nem o médico existem. E agora? Como podemos confiar em uma informação onde o profissional não existe? 

Tem mais, conforme noticiou o site Estimulanet.com, e "essa tal de “metilfeniledrileina glutâmica, que dá medo só de ler o nome, ainda bem que a tal substância não existe. Ela foi inventada".

Washington Luiz - Repórter do Momento Verdadeiro