Descubra 4 alternativas naturais para substituir seu desodorante.

Veja a seguir cinco métodos naturais para você manter suas axilas devidamente higienizadas, sem precisar atacar o meio ambiente (ou seu bolso) para isso.


1. Desodorantes naturais

Pedra ume (ou hume, ou ainda alúmen) é um mineral natural, composto de alúmen de potássio. A pedra polida pode ser aplicada diretamente nas axilas, desde que seja umedecida antes, ou pode ser triturada e usada como se fosse talco. Ela elimina o mau cheiro e reduz a transpiração, pois forma uma fina película sobre a pele. Deve ser aplicada de duas a três vezes ao dia.

O óleo de coco é outra opção eficiente, pois possui grande ação antibacteriana, exterminando os micro-organismos que causam o característico odor de “vencido” em algumas pessoas. Pode ser misturado com óleos essenciais e aplicado diretamente nas axilas, mas é preciso que elas estejam bem secas para facilitar a absorção.

2. Bicarbonato de sódio e amido de milho

Em um pote, misture uma colher de chá de bicarbonato de sódio em seis colheres de chá de amido de milho. Então é só aplicar um pouquinho da mistura em cada axila. O bicarbonato combate o odor, enquanto o amido evita que você transpire.

Uma pitada de bicarbonato também pode ser misturada em um pouquinho de água – mas sem dissolver o pó – e esfregada embaixo de cada braço.

3. Suco de limão

O ácido cítrico do suco de limão é capaz de matar as bactérias que causam o mau cheiro. Por isso, há quem esfregue fatias da fruta sob os braços diariamente, mas isso não serve para quem não exala bem por outros motivos, como a ingestão constante de alho, pimenta, cebola, álcool e certos tipos de medicamentos.

Obviamente, o limão não deve ser usado no caso de uma axila lesionada ou que foi raspada recentemente, pois o ácido vai agir diretamente sobre a área machucada e causar uma ardência intensa.

4. Álcool

Esfregar álcool nas axilas com o auxílio de um chumaço de algodão é outro método eficiente de eliminar as bactérias que causam o odor desagradável de debaixo dos braços. Ele também pode ser borrifado, caso se tenha uma garrafa ou frasco adequado.

Para quem prefere um desodorante com perfume suave, é possível misturar óleos essenciais para dar um toque mais agradável ao álcool. Óleo de hamamélis – também conhecida como avelã de bruxa – funciona como antitranspirante, enquanto óleo de melaleuca intensifica a ação de eliminação do odor.

Mas assim como os próprios desodorantes industrializados, o que agrada uma pessoa, não necessariamente agrada outra, então cabe a você descobrir quais dessas dicas se adaptam melhor aos seus hábitos. E se nenhuma for a ideal, na internet há dezenas de vídeos e tutoriais de como fazer desodorantes caseiros combinando ervas, minerais e outros ingredientes completamente naturais.

Fontes: Mother Nature Network/Laura Moss e MegaCurioso.

Comentários