MPF investigará suposto tráfico de influência de Lula.

A Procuradoria da República no Distrito Federal informou nesta quinta-feira (16) que abriu inquérito para investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva por possível tráfico de influência no exterior em favor da empresa Odebrecht. O Ministério Público formalizou a abertura da investigação depois de apurar indícios contra o petista em um procedimento preliminar.


No fim de abril, a Revista Época informou que Lula era alvo de uma investigação na procuradoria do Distrito Federal. De acordo com a reportagem, o Ministério Público Federal (MPF) apurava a relação entre viagens do ex-presidente, bancadas pela construtora, para supostamente obter contratos para a empreiteira em países como Cuba e República Dominicana. Naquele momento, no entanto, o petista era alvo de um procedimento chamado Notícia de Fato (NF), que agora foi transformado em um Procedimento Investigatório Criminal (PIC).

Segundo dados divulgados pela mesma reportagem da revista, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) fechou o financiamento de pelo menos US$ 1,6 bilhão para a Odebrecht realizar obras nos países após o já ex-presidente se encontrar com chefes de Estado de Gana e da República Dominicana. Lula negou agir como lobista da empreiteira.

A assessoria da procuradoria não deu detalhes sobre quais elementos levaram à abertura do inquérito. A investigação tem prazo de 90 dias, podendo ser prorrogado.

Clique aqui e leia mais Notícias do Brasil.
Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.
Fonte: Pragmatismo Político

Comentários