Revertendo a laqueadura.

É possível reverter a laqueadura; entenda. Veja como resolver essa situação. Felizmente, a medicina já consegue (pelo menos na maioria das vezes) reverter a laqueadura ou ligadura de trompas.

De acordo com o ginecologista e obstetra Luis Fernando Moraes, "quando a decisão da ligadura é tomada após o casal analisar as inúmeras possibilidades, que devem ser apresentadas pelo médico (término da relação, perda ou doença de filho etc.), o arrependimento tende a ser muito pequeno, daí a importância da informação ao casal. Optar por tal método por imposições de ordem financeira, pressão do cônjuge, instabilidade emocional, certamente elevará a taxa de arrependimento", explica. O ginecologista lembra ainda que "o casal deve ser orientado sobre os inúmeros métodos anticoncepcionais, e buscar o método que lhe seja mais conveniente".


Existem, ao todo, dez tipos de laqueadura, entre eles, por videocirurgia ou convencional, por colocação de anéis de plástico, clips de titânio, eletrocoagulação ou fio de sutura convencional. Segundo o obstetra Luis Fernando Moraes, um grande percentual de casos pode ser revertido. "Cerca de 70% deles", diz. "Todas elas são microscópicas e interrompem a passagem dos óvulos pelas trompas de falópio até o útero", acrescenta a ginecologista e obstetra Selma Horowicz Camarov.

Riscos de reverter a laqueadura

Quando é feita a reversão, além dos riscos inerentes a qualquer cirurgia, a paciente corre o risco de uma gravidez tubária. Segundo Dra. Selma, o pior deles. "Como a trompa não é o ambiente adequado para o desenvolvimento de uma gravidez, ela se rompe e forma um quadro de abdome agudo, que provoca dor e hemorragia", informa.

"Apesar disso", afirma a ginecologista, "a laqueadura não altera os hormônios femininos e para as mulheres que desejarem muito ter um filho mesmo depois de ligar as trompas, uma boa opção é a inseminação artificial. Mesmo assim, é bom deixar bem claro que a laqueadura só deve ser feita quando a mulher tiver certeza que não irá querer ter outros filhos."

Reverter a laqueadura não é garantia de sucesso em uma nova gravidez.

Fazer a reversão não é garantia de sucesso em uma nova gravidez. É o que dizem Dr. Moraes e Dra. Selma. De acordo com o ginecologista, as mulheres que fazem a cirurgia têm 80% de chances de conseguirem ter um outro bebê. "Os melhores resultados são obtidos por microcirurgia, buscando a recanalização das trompas", diz Dr. Moraes.

Mas é preciso ficar alerta para as contra-indicações à cirurgia de reversão. "Mulheres que possuem qualquer tipo de doença grave, como diabetes, hipertensão arterial, que foram transplantadas e encontram-se imuno-depressivas, ou que tomam corticóides não têm nem porquê fazer a reversão, afinal, não é nem ao menos indicado que elas tenham filhos. Para aquelas que apresentam algum tipo de inflamação, infecção, cisto ou qualquer outro tipo de obstrução nas trompas, a reversão também é contra-indicada. Com relação à idade, não arriscaria dar um limite específica, mas quanto mais a mulher demorar a fazer a cirurgia, maiores podem ser os riscos. Fora isso, a mulher pode fazer a cirurgia, cuja recuperação dura cerca de 30 dias e, depois de seis meses, pelo menos, já pode pensar em ter outro bebê", afirma Dra. Selma.

Clique aqui e leia + sobre Saúde.
Deixe aqui o seu comentário, crítica, sugestão.
Fontes: Bolsa de mulher/Enfermagem Simples.

Comentários

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.