'Supersacola' antibomba é nova aposta contra terrorismo aéreo.

Supersacola antibomba é nova aposta contra terrorismo aéreo. Conforme informou David Shukman, editor de Ciência da BBC News, um novo sistema de defesa contra o terrorismo aéreo vem sendo testado em experimentos de impacto.


O dispositivo chamado FlyBag é desenhado para absorver estilhaços e ondas de choque provocadas por explosões. Caso haja uma falha de segurança e uma bomba alcance o compartimento de bagagem, a ideia é poder conter uma eventual arrebentação de maneira segura. Em testes feitos em aviões desativados no aeroporto de Cotswolds, na Inglaterra, explosões no bagageiro não causaram nenhum dano a bordo - foram totalmente contidas.

A "supersacola antibomba" é feita de uma mistura de quatro camadas diferentes de materiais, uma delas de Kevlar, a fibra sintética de alta resistência usada em coletes balísticos.

O objetivo é que a "supersacola" seja leve, mas também resistente e flexível para suportar intacta os efeitos de uma explosão. Os modelos atuais de bagageiros mais seguros são baseados em metais reforçados, e vêm saindo pesados e custosos para muitas companhias aéreas.

O projeto FlyBag é financiado pela Comissão Europeia, órgão executivo da União Europeia. Um consórcio de institutos e empresas especializadas executa as ações.Uma figura central na equipe é Andy Tyas, especialista em engenharia de explosivos pela Universidade de Sheffield e diretor da Blastech, empresa ligada à universidade.

(David Shukman - Editor de Ciência da BBC News)

Comentários