Cientistas acreditam ter desvendado o segredo do sorriso da Mona Lisa.

Cientistas acreditam ter desvendado o segredo do sorriso da Mona Lisa. Muitos estão convencidos de que ela está séria, outros tantos de que não. No entanto, a verdade é que há séculos existe um forte debate a respeito de uma das maiores obras-primas de Leonardo da Vinci: afinal, a Mona Lisa está ou não está sorrindo? Pois, de acordo com Nick Squires, do The Telegraph, pesquisadores da Universidade Sheffield Hallam, na Inglaterra, acreditam ter desvendado o mistério a respeito da enigmática expressão da mulher do quadro.

Segundo Squires, a equipe descobriu que, dependendo do ângulo no qual o quadro é observado, a impressão de que a Mona Lisa está sorrindo — ou não — fica mais evidente. O time chegou a essa conclusão depois de estudar outra obra atribuída a da Vinci, um quadro chamado “La Bella Principessa”, que traz o retrato da filha de um nobre milanês, no qual os pesquisadores descobriram algumas pistas sobre como o artista criou as pinturas.

Conforme explicou Squires, nos dois quadros de da Vinci, quando olhamos para as pinturas de frente, a impressão que temos é a de que as mulheres estão sérias. No entanto, ao observar as imagens a partir de determinado ponto, tanto a Mona Lisa como a jovem nobre parecem ter um sorriso tímido no rosto. Além disso, o elemento no qual fixamos a nossa atenção também afeta a nossa percepção sobre a expressão das personagens.

Os pesquisadores descobriram que, quando fixamos a nossa atenção nos olhos das personagens, a impressão que temos é a de que os lábios se curvam delicadamente para cima, formando um sorriso. Por outro lado, se olharmos diretamente para as bocas das mulheres, a sensação é a de que elas parecem estar sérias.

Segundo Squires, os pesquisadores acreditam que essa inteligente “ilusão de óptica” foi criada graças à técnica de pintura utilizada por Leonardo da Vinci conhecida como sfumato, que o artista empregou para incluir sombras e variações sutis de cor ao redor da boca das mulheres dos quadros.

O time de cientistas organizou uma série de experimentos nos quais vários participantes deviam olhar para as duas pinturas a partir de determinadas distâncias e ângulos. Além disso, os pesquisadores também mostraram versões digitalizadas das obras nas quais as imagens apresentavam diferentes níveis de foco, assim como figuras em que a Mona Lisa e a Principessa apareciam com os olhos e as bocas cobertas.

Os pesquisadores descobriram que, quanto mais desfocadas eram as versões dos quadros que eles apresentavam, maior era a impressão que os voluntários tinham de que as mulheres estavam sorrindo. Curiosamente, quando os cientistas exibiram as pinturas com os olhos e bocas cobertas aos participantes, eles foram incapazes de identificar se as expressões das personagens dos quadros eram sérias ou não.

Conforme explicaram, Leonardo da Vinci explorou as diferenças entre a visão periférica e a visão direta dos observadores para conseguir o curioso efeito nas duas obras. Assim, quando os tentamos ver o sorriso de Mona Lisa, ele desvanece diante de nossos olhos — e a expressão enigmática da personagem foi criada propositalmente pelo mestre italiano.

Você é curioso? Então clique aqui.

Fontes: The Telegraph/Nick Squires e Megacurioso.

Comentários