Conheça os efeitos colaterais da pílula que estimula a libido nas mulheres.

Assim que foi noticiado que as autoridades que regulam medicamentos nos Estados Unidos aprovaram uma pílula capaz de estimular a libido das mulheres, o que muitos querem saber é como funciona o novo medicamento. Uma reportagem exibida pelo Jornal Nacional nesta quarta-feira, 19, trouxe mais informações sobre o remédio.
A empresa americana Sprout desenvolveu a pílula cor-de-rosa Addyi. Ela já tinha sido reprovada duas vezes pelo órgão que regula o mercado de remédios nos Estados Unidos. Os cientistas mais uma vez discutiram os testes, os resultados. Mas também ouviram depoimentos. Os pesquisadores, desta vez, aprovaram a nova droga. Ela tem que ser tomada todos os dias e só começa a fazer efeito após umas quatro semanas.

Efeitos colaterais

A embalagem vai ter que deixar bem claros os possíveis efeitos colaterais: tontura, mal-estar, quedas grandes de pressão e até desmaios - principalmente se a mulher tomar bebida alcoólica.

Dopamina

A dopamina é uma substância que existe no cérebro e que ajuda a transmitir a sensação de prazer. Se a quantidade de dopamina diminui, o interesse sexual também. O novo remédio ajuda balancear a quantidade dessa substância. O princípio ativo é a flibanserina, que foi desenvolvida como antidepressivo.

Opinião

Críticos dizem que o remédio é pouco eficaz. Ainda assim, pra a médica e pesquisadora brasileira Carmita Abdo, a nova droga é uma conquista. “O primeiro medicamento a ser aprovado por um órgão regulador para o bem-estar e a saúde sexual da mulher. Rompe-se assim uma barreira que nunca antes havia sido rompida”, afirma a professora da Faculdade de Medicina da USP.

Menopausa

Por enquanto, a pílula foi aprovada só pra mulheres que ainda não chegaram à menopausa. Mas os cientistas dizem que ela funciona pras mulheres que já estão neste período e pros homens também. Só que esse uso ainda não foi avaliado pela FDA.


Comentários