Coreia do Sul e Estados Unidos iniciam exercícios militares.

Milhares de tropas sul-coreanas e norte-americanas iniciaram hoje (17) um exercício militar de larga escala, simulando um ataque da Coreia do Norte, país que já condenou o exercício conjunto, classificando-o como “declaração de guerra”.
O exercício anual Ulchi Freedom, que deverá durar até 28 de agosto, segundo o Ministério da Defesa, é majoritariamente simulado em computador, mas envolve, ainda assim, 50 mil soldados sul-coreanos e 3 mil norte-americanos.



O exercício ocorre diante do cenário de uma invasão de grande escala por parte da Coreia do Norte, mas tanto Seul quanto Washington destacam que ele tem natureza puramente defensiva.

A capital norte-coreana, Pyongyang, vê o Ulchi Freedom, bem como outros exercícios militares envolvendo a Coreia do Sul e os Estados Unidos, como provocações e já tinha ameaçado com “a maior resposta militar” caso o exercício deste ano avançasse.


“Esses exercícios militares conjuntos de grande escala são praticamente uma declaração de guerra”, disse na semana passada o Comitê de Pyongyang para a Reunificação Pacífica da Coreia.

Da Agência Lusa

Comentários