Windows 10 bloqueará games antigos como GTA 3, Battlefield e The Sims.

O Windows 10 vai passar a bloquear jogos mais antigos, principalmente os lançados no começo dos anos 2000. A razão é que esses games usam sistemas de proteção contra a pirataria (DRM) considerados vulneráveis demais pela Microsoft. Para evitar brechas de segurança, o funcionamento de softwares que apliquem as soluções como SafeDisc e Securom, a Microsoft optou por tornar esses jogos incompatíveis com o sistema operacional.
A lista de títulos afetados conta com alguns grandes sucessos, como GTA 3, GTA 4, The Sims e Battlefield 1942, Flight Simulator 2004 e muitos outros. Vale lembrar que essas medidas de autenticação que combatiam a pirataria estavam presentes unicamente nas versões em CD e DVD dos jogos. Se a sua cópia é digital, ela deverá funcionar corretamente.


Durante a Gamescom, realizada na primeira semana de agosto, na Alemanha, a Microsoft chegou a tocar no assunto, ao mencionar que antigos sistemas de DRM se instalaram de maneira muito profunda no sistema operacional. Como esses serviços são antigos e estão desatualizados, há grande riscos de eles serem usados como brechas para a distribuição de vírus.

Se você ainda tem alguma cópia física de algum jogo antigo, que usa SafeDisc ou Securom, e não é aceito pelo Windows 10, há algumas opções: muitos desenvolvedores lançaram atualizações que removem antigas medidas DRM dos títulos. Se esse não for o caso, você pode comprar novamente o game, dessa vez em versão digital. 


Comentários