Onda de calor atinge o Rio nos últimos dias de inverno.

Os moradores do Rio de Janeiro têm sofrido com altas temperaturas nos últimos dias. Depois de um final de semana em que o frio fez com que a máxima fosse de 21 graus Celsius (°C), agora o calor faz com que os cariocas tenham que lidar com temperaturas que beiram os 40ºC.

Segundo a meteorologista Juliana Hermsdorff, do Centro de Operações Rio, vinculado à prefeitura, dias mais quentes nesta época do ano são normais devido à troca das estações. A primavera começa no dia 23. “A gente está em um momento de transição entre o inverno e a primavera, então esse desequilíbrio nas temperaturas é normal. E a expectativa é que continue assim, com dias quentes, sem nuvens, sem previsão de chuva e com a umidade do ar baixa, que é um fator de risco”, alerta.

Juliana lembra também dos cuidados que a população tem que tomar quando a temperatura está alta. Segundo ela, há de se redobrar a atenção com a hidratação e evitar sair em horários que o sol esteja mais forte. Nos casos em que houver exposição ao sol, o uso de protetor é indispensável.


A dermatologista Caroline Assed, da Sociedade Brasileira de Dermatologia, chama a atenção para os cuidados com a pele que o tempo mais quente requer. “Com um clima mais seco, a pele tende também a ficar mais ressecada. Por esse motivo, o uso diário de cremes hidratantes, prescritos sempre pelo dermatologista, é fundamental neste período. Evitar banhos quentes e demorados e usar no corpo buchas e sabonetes abrasivos, como aqueles que contêm enxofre e antissépticos, como o triclosano, também são medidas importantes para evitar o ressecamento. E, é claro, [uso do] protetor solar, que é imprescindível e deve ser passado de três em três horas. Sem mencionar as alergias que aparecem mais durante este período.”

De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão para o dia de hoje (18) é tempo seco e abafado, com temperaturas elevadas. A máxima é de 38°C, enquanto a mínima não passa dos 20 com ventos de fracos a moderados. Não há previsão de chuva, e a tendência é que o tempo permaneça assim também durante o final de semana.

Fonte: Agência Brasil.

Comentários