Paraplégico anda utilizando transmissor Bluetooth.

Paraplégico volta a andar utilizando transmissor Bluetooth. Conforme noticiou a revista Info, com um transmissor e um receptor Bluetooth, um time de cientistas da Universidade de Irvine, na Califórnia, conseguiu transmitir sinais do cérebro do de Adam Fritz diretamente para suas pernas – com o auxílio de computadores. Isso essencialmente faz com que o impulso "pule" a parte danificada de sua espinha dorsal e chegue a eletrodos colocados em seus joelhos, o que controla os músculos.

Segundo a publicação, a iniciativa difere de outras da área por não depender de nenhum tipo de cabo ou mecanismo robotizado. Nesse caso, o que se move são os músculos da perna do paciente que se movem e não uma máquina.

É claro que este caminho também cria outras dificuldades. Como são os músculos que movimentarão o paciente, é necessário fazer extensas sessões de reabilitação para fortificar os músculos das pernas, uma tarefa difícil quando o paciente não consegue movê-las ou senti-las.

Como é possível ver no vídeo, Fritz utiliza um andador e possui um suporte no teto que o mantém em pé, o que mostra que a tecnologia ainda está em seu início – e não há previsão de uso em casos fora da academia americana –, mas os avanços apontam para um futuro animador. Segundo o próprio Fritz, "quando você se machuca, fica sentado no hospital esperando que possa andar novamente. Quando isso aconteceu de verdade, foi como um sonho tivesse se tornado realidade".

Comentários