Incêndio em camelódromo no Rio deve deixar 800 pessoas sem trabalho.

Rio - Um incêndio na madrugada deste domingo (11) queimou cerca de 180 boxes no camelódromo da Rua Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro. Os bombeiros trabalharam com rapidez e impediram que as chamas consumissem mais lojas.

Por causa do fogo, aproximadamente 800 pessoas vão ficar sem trabalho nas próximas semanas, até a liberação e reconstrução do espaço, informou do o presidente da Associação dos Comerciantes e Ambulantes do Centro, João Lopes. “O prejuízo é incalculável. Tivemos destruição de 180 a 200 boxes. São de três a quatro pessoas trabalhando em cada box”, informou Lopes.

Ele defendeu a concretização de um projeto de reforma em todo o espaço, construindo as lojas em tijolo, com dois andares, como foi feito no camelódromo atrás da Central do Brasil, após incêndio que ocorreu no local. Segundo a prefeitura, foram atingidos mais de 150 boxes.

“Estamos buscando fazer um trabalho de revitalização, para acabar com esses problemas. Já temos um projeto para fazer um minishopping de dois andares. Seria a solução para o nosso camelódromo. Queremos partir para isso no próximo ano”, afirmou Lopes. Com a modernização do camelódromo, o local contaria com equipamentos modernos e eficientes de combate a incêndios.

Entre as famílias que ficaram sem mercadoria e sem trabalho, está a da comerciante Emanuele Vidal. “Vamos tentar reerguer o nosso comércio para vender para o Natal. Somos honestos e trabalhadores, mas como vamos fazer? Já estamos devendo para alguns fornecedores, é difícil”, lamentou Emanuele, que trabalha com o pai e uma irmã no local, vendendo camisetas de escolas de samba e artigos para turistas.

O prefeito do Rio, Eduardo Paes, esteve no local e marcou para esta segunda-feira (12), às 8h, uma reunião em seu gabinete, com uma comissão dos camelôs. O secretário de Coordenação de Governo, Pedro Paulo, também esteve no camelódromo, mas não quis falar sobre o projeto dos comerciantes para revitalização da área.

Agência Brasil.

Comentários