Asteroide de 400 m de largura vai passar raspando pela Terra.

Um asteroide de 400 metros de largura vai passar raspando pela Terra nesse sábado (31). "Raspando nos padrões astronômicos", como informou uma reportagem exibida nesta sexta, 30, no telejornal 'Bom Dia Brasil', da TV Globo. São 483 mil quilômetros de distância. É mais longe, por exemplo, do que a Lua. 

De acordo com a reportagem, o TB145 foi apelidado de Spooky. Ele é 20 vezes maior do que o meteoro que explodiu sobre o céu da Rússia, em 2013. Na ocasião, a chuva de fragmentos deixou 1,2 mil pessoas feridas.

A Nasa (Agência Espacial Americana) já mandou uma mensagem para tranquilizar. Não há qualquer risco desse asteroide atingir a Terra. Também não vai atrapalhar as telecomunicações. E só olhar para o céu não basta, apenas com telescópio vai dar para observar o asteroide.

O Spooky foi descoberto no último dia dez. Três semanas antes da aproximação máxima com a Terra. "Se ele estivesse vindo diretamente para o nosso planeta, seria tarde demais para fazer alguma coisa", explicou um dos astrônomos responsáveis por monitorar esse tipo de ameaça.

A Nasa tem um programa voltado exatamente para identificar e desviar meteoros ou asteroides que estejam em rota de colisão com a Terra. Os cientistas estimam que haja cerca de 5 mil objetos espaciais do tamanho do Spooky perto da órbita do nosso planeta.
Segundo a Nasa, um asteroide desses só atinge a Terra a cada 100 mil anos. E não vai ser nesse sábado (31).

(Com informações do Bom Dia Brasil)

Comentários