Google cria doodle para homenagear George Boole, criador da álgebra booleana.

Google cria doodle para homenagear o matemático e filósofo britânico George Boole. Ele nasceu no dia 02 de novembro de 1985.


Boole criou a álgebra booleana, fundamental para o desenvolvimento da computação moderna.O matemático converteu a lógica em um tipo de álgebra fácil e simples. De acordo com dados divulgados pela 'Wikipédia', desde o trabalho pioneiro de Boole, sua grande criação tem sido melhorada. Mas a lógica simbólica foi negligenciada por muitos anos depois de sua invenção. Até 1910 ainda existiam eminentes matemáticos desdenhando-a como uma curiosidade filosófica sem qualquer significância matemática. O trabalho de Whitehead e Russel em Principia Mathematica (1910-1913) foi o primeiro a convencer um grupo de matemáticos que a lógica simbólica devia receber sua séria atenção.

George Boole não sobreviveu muito tempo à produção de sua obra-prima. Um ano após a sua publicação casou-se com Mary Everest, sobrinha do coronel George Everest. Sua mulher tornou-se sua devotada discípula. Depois da morte do marido, Mary Boole aplicou algumas ideias que ela havia adquirido dele para racionalização e humanização da educação de crianças, através do folheto Psicologia de Boole. Ele morreu de pneumonia, honrado e com crescente fama, em 1864.

Por: Washington Luiz.

Comentários