Pelo menos 12 mortos em atentado contra hotel na capital da Somália.

Internacional - Pelo menos 12 pessoas morreram em um atentado hoje (1°) contra um hotel na capital da Somália. De acordo com a polícia local, o ataque é de autoria dos rebeldes shebab.“Temos a informação de que causou 12 mortes”, disse Abdulrahid Dahir, da polícia, indicando que “os atacantes explodiram um carro-bomba para abrir passagem e poder entrar no hotel”. 

Informações anteriores, divulgadas pelo canal de televisão Al-Jazeera – com base em testemunhas – e pela agência AFP, davam conta da ocorrência de duas explosões e de um tiroteio.

Os shebab, ligados à rede terrorista Al-Qaeda, reivindicaram a autoria do atentado contra o hotel Sahafi, popular entre membros do governo e empresários, indicando que lutam contra as forças de segurança.

“Os ‘mujahedeen’ [combatentes] tomaram o controle do hotel Sahafi onde apóstatas [quem abandonou sua religião] e cristãos invasores ficam”, disse o porta-voz dos shebab, Abdulaziz Abu Musab, em comunicado.

“Os ‘mujahedeen’ levam a cabo operações no interior do hotel depois da tomada”, acrescentou.

As tropas da União Africana, que combatem os rebeldes ao lado das forças governamentais, afirmaram, contudo, ter assumido o controle do edifício depois de derrotarem os insurgentes islamitas.

“As forças governamentais da Somália e a Amisom [missão da União Africana na Somália] tomaram o controle”, informou a União Africana, composta por 22 mil homens, em um breve comunicado, também citado pela agência AFP.

Os shebab perpetraram no passado uma série de atentados contra hotéis de Mogadíscio.

Via Agência Lusa.

Comentários