Câncer é majoritariamente resultado de fatores ambientais e hábitos.

O câncer é majoritariamente o resultado de fatores ambientais e hábitos, e não uma ocorrência aleatória, é o que sugere um novo estudo realizado nos Estados Unidos. Segundo informações da BBC, no começo do ano, pesquisadores desencadearam um grande debate depois de sugerir que dois terços dos casos de câncer eram resultado de falta de sorte em vez de comportamentos pessoais - como fumar, por exemplo. Porém, uma equipe de médicos do Stony Brook Cancer Center, de Nova York, concluiu que apenas entre 10% e 30% dos casos de câncer são resultado da forma como o corpo funciona naturalmente, ou seja, da "sorte".

"Fatores externos têm um papel importante, e as pessoas não podem se esconder atrás do azar. Elas não podem fumar e falar que é falta de sorte se tiverem câncer", disse à BBC Yusuf Hannun, diretor do Stony Brook.

"É como um revólver: o risco intrínseco é a bala. E se jogarem roleta russa, talvez uma em cada seis (pessoas) terão câncer - esta é a falta de sorte intrínseca. Mas o que um fumante faz é acrescentar duas ou três mais balas a esse revólver e puxar o gatilho. Ainda haverá um elemento de sorte, já que nem todos os fumantes desenvolverão câncer, mas eles aumentam as probabilidades contra si."

"De um ponto de vista de saúde pública, queremos remover o máximo de balas possíveis no tambor (do revólver)", acrescentou o médico.

Polêmica - O câncer surge quando uma das células-tronco do corpo que começa a funcional mal e se dividir descontroladamente. Isso pode ser causado por fatores intrínsecos que são parte da forma inata como o corpo funciona, como o risco de mutações que ocorre cada vez que uma célula se divide, ou fatores externos como fumo, radiação de raios ultravioleta e muitos outros, que podem ainda nem ter sido plenamente identificados.
A polêmica gira em torno do peso dos fatores intrínsecos e dos fatores externos no desenvolvimento da doença.

Em janeiro uma pesquisa divulgada na revista Science tentava explicar a razão de alguns tecidos do corpo serem milhões de vezes mais vulneráveis ao câncer do que outros. A explicação foi o número de vezes que uma célula se divide - algo que não pode ser controlado e, por isso, deu origem à hipótese do "azar" relativo à ocorrência aleatória.

Vírus Zika e microcefalia: tire suas dúvidas.

Vacina contra rubéola não causa microcefalia.

Butantan inicia última etapa de desenvolvimento da vacina da dengue.

Neste mais recente estudo americano, a equipe de médicos do Stony Brook Cancer Centre abordou o problema a partir de perspectivas diferentes, incluindo modelos criados em computadores, dados populacionais e genéticos.

Siga o M.V no Twitter e no Facebook 


Segundo os pesquisadores, os resultados sugerem que entre 70% e 90% do risco é causado por fatores externos. "Eles forneceram provas bem convincentes de que fatores externos têm um papel muito importante em muitos cânceres, incluindo alguns dos mais comuns", disse Kevin McConway, professor de estatística aplicada da Open University, da Grã-Bretanha.

"Mesmo se alguém é exposto a um importante fator de risco externo, claro que não é certo que ele vai desenvolver um câncer - sempre existe o acaso. Mas esta pesquisa demonstra novamente que temos que analisar além da probabilidade e sorte puras para compreender e proteger (as pessoas) contra o câncer", acrescentou.

Fonte: BBC.

Comentários

  1. Nunca vai haver um remédio eficaz contra com o câncer. Não vai ocorrer o descobrimento de uma vacina ou algo parecido pq a doença esta diretamente nas celular de cada um. Nas um DEUS forte pode qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  2. Q Deus o q. Aprenda a ler : 10 a 30% é aleatório. Leia o livro de mlodinow "o andar do bebado" e aceite q o acaso existe. Deus é uma saída curinga para tudo q não tem resposta categórica, como é com o acaso. Chega dessa falácia. De resto é isso : de 70 a 90% dos casos as boas escolhas bastam para se viver bem e bastante.

    ResponderExcluir
  3. Deus não tem nada haver com a falha de cada um ; simplesmente o homem não aceita a Deus. Por desordem , pois que assumam suas doenças, e responsabilidades.

    ResponderExcluir
  4. O câncer na mama surge quando Deus dá a sua trincadelazinha no mamilinho... Hein???

    ResponderExcluir
  5. Grande humorista. Deus não te mordeu o cérebro, quando congeminaste a piada?

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.