Sensação térmica supera 44 graus no Rio.

Rio de Janeiro » O calor intenso registrado com a chegada do verão fez as praias mais famosas da cidade ficarem lotadas hoje (27). No primeiro domingo do verão e último de 2015, termômetros de rua na cidade chegaram a registrar mais de 30 graus ainda pela manhã e, por volta de meio-dia, em alguns pontos da cidade, a temperatura chegou perto dos 40 graus.

Segundo o Alerta Rio, serviço de meteorologia da prefeitura, a temperatura máxima na cidade foi registrada em Guaratiba, com 40 graus Celsius às 13h15. Entretanto, a maior sensação térmica foi verificada em outro bairro, na região da Barra da Tijuca e do Riocentro, com 44,4 graus.

Apesar da movimentação intensa ao longo do dia na Ponte Rio-Niterói, com a saída principalmente em direção à Região dos Lagos, as praias de Copacabana, Leme, Ipanema e Leblon, na zona sul da cidade, ficaram cheias de banhistas, pessoas que buscam as ciclovias e pistas fechadas para o lazer e os praticantes de stand-up paddle, que já se tornaram parte da paisagem da cidade.

Se já é comum ver cariocas reclamando do calor nas redes sociais, a turista amazonense Luciana Lopes, de 40 anos, acha que está pouco. "Está bem melhor aqui, porque não está tão úmido e está ventilado. Lá no Amazonas é muito úmido", compara ela, que admirava a estátua de Dorival Caymmi e a vista do Posto 6 na Praia de Copacabana.

Em seu primeiro dia no Rio de Janeiro, ela ainda não tinha tido tempo de mergulhar até o início da tarde e conta como se planejou para se proteger do sol e da alta temperatura. "Vim preparada, com bastante água, filtro solar, chapéu e óculos escuros."

O calor era motivo de comemoração para a vendedora de picolé Evanir Scharfmann, de 57 anos. Sob sol forte, ela empurrava o carrinho da loja especializada em sabores do Cerrado, como pequi, jatobá e tamarindo. "Quanto mais quentes os dias, melhor para a gente. Sempre sai, sempre vende. Mas se chove, cai um pouco", explica ela, que já tinha vendido mais de 20 picolés em duas horas. "Estou vendendo bem", disse.

Siga o M.V no Twitter e no Facebook 

A previsão do tempo, no entanto, pode não ser muito animadora para a vendedora de picolés. Segundo o Alerta Rio, a previsão para amanhã é tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva isoladas à noite. Para quinta-feira, quando a Praia de Copacabana recebe a multidão que assiste todos os anos à virada do ano, a previsão é tempo parcialmente nublado, mas sem chuva.

A chegada do verão e o período de férias também elevam o número de turistas na cidade. Segundo o governo do estado, 27 navios com 150 mil turistas já desembarcaram na cidade até o dia 26 de dezembro. A previsão é que 565 mil pessoas devem chegar ao Rio em navios entre novembro deste ano e abril do ano que vem, um número 15% maior que o de 2014-2015.

Via Agência Brasil.

Comentários