Uol publica errata após ser pautado por site humorístico.

Portal de notícias mantido pelo Grupo Folha, o Uol cometeu uma “barriga” na última quinta-feira, 28. Em texto com direito a reprodução de supostas aspas da ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, o site brasileiro destacou que “escovação 3 vezes por dia explica falta de pasta de dente” no país andino. A informação, porém, não era verdadeira. O assunto foi pautado da InfoVzla.net, página humorística venezuelana conhecida por inventar informações.

Apesar de se tratar de algo fictício, o tema figurou por horas na capa do Uol. O veículo de comunicação online chegou, inclusive, a repercutir o caso nas contas que mantém no Facebook e no Twitter. Somente por volta das 15h, mais de sete horas após a publicação da gafe, o portal se retratou perante o público. Com a errata, internautas não perdoaram a disseminação do conteúdo fictício. Críticas foram publicadas nas redes sociais e diretamente no campo de comentários do site. “Jornalismo sem dar voz à parte contrária e sem checar a informação antes de publicar dá nisso. Vejam se aprendem com esses erros que têm sido frequentes neste site”, registrou o leitor do Uol identificado como Pedro DT. “Como sempre o estagiário comeu bola. No mínimo, a ‘errata’ deveria ter o mesmo destaque da notícia na página”, lamentou o internauta que usa o nome Efassic. “Já ouviram falar em ‘checar informações antes de publicar’?”, questionou Carlos Azulay Jr, que complementou: “normalmente é isso que empresas de comunicação fazem. As sérias, sim”. 

Sem pedido de desculpas - Mesmo caindo em uma “pauta” produzida por um site de humor venezuelano, o Uol não chegou a pedir desculpas pela “barriga” e nem chegou a admitir claramente que errou, apenas enfatizou que, segundo Luisana, as aspas repercutidas não condiziriam com a realidade. Na errata, o portal garante que “via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz [o nome correto é InfoVzla] são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito”.

Confira, abaixo, a íntegra da errata publicada pelo Uol - Via assessoria de imprensa no Brasil, a ministra da Saúde da Venezuela, Luisana Melo, informou que as declarações atribuídas a ela pelo site InfoVlz são falsas e não correspondem a nada que ela tenha dito. Segundo o site, ela teria dito que falta pasta de dente no país porque as pessoas fazem escovação três vezes ao dia. Segundo ela, essa e outras declarações foram inventadas. Fonte: Comunique-se

Comentários