Cozinha e Tecnologia: 4 Ideias, Conceitos e Utensílios que Prometem Revolucionar a Cozinha e Gastronomia.

Acredito que nunca se falou tanto em tecnologia. Cada vez mais focada na interatividade, a tecnologia unida com a arte e ciência marca forte presença também num ambiente de extremo apreço à vida das pessoas: a cozinha.
Seja no aspecto visual, estético e do design, seja em utensílios que facilitam a vida de quem é adepto da culinária e gastronomia, a tecnologia rompe barreiras, e revoluciona até mesmo o modo como tratamos questões interligadas, como higiene e compras de produtos alimentícios.

Conheça algumas das 4 principais ideias de tecnologia na cozinha, algumas já em vigor, outras em testes e protótipos, e veja quais delas estarão num futuro próximo ao seu lado quando pretender cozinhar ou montar sua cozinha. 

Foodini 

Você ama seu micro-ondas, e acha o máximo aquela infinidade de teclas e funções e acredita que chegou ao ápice da tecnologia com este forno tão moderno, não é mesmo? Mas acredite, ele aos poucos poderá ser superado por um novo equipamento chamado de Foodini.

O Foodini é uma das principais apostas da tecnologia na cozinha, uma vez que se trata de uma impressora em 3D que pode cozinhar, ou melhor, produzir, uma extensa gama de alimentos.

Com este utensilio você irá imprimir cada um dos ingredientes que necessita para fazer aquela receita que você quer experimentar, por exemplo. Surreal, não é mesmo? 

Chop-Syc

Já pensou se aquela sua tábua de fatiar e cortar alimentos te mostrasse valor nutricional e uma lista de receitas para você usá-lo como ingrediente? É o que promete a tecnologia de um utensilio gastronômico denominado Chop-Syc. 

O aparelho é capaz até mesmo de baixar um e-book de receitas enquanto você usa a tábua cortando os ingredientes. Interatividade é a palavra-chave com a Chop-Syc, que possui tela em touchscreen que é à prova de cortes de faca.

Torneiras gourmet

Prometendo muito mais agilidade e praticidade, as torneiras gourmet tem a favor uma melhor elaboração, requinte e completude, daí o motivo da adjetivação gourmet em seu nome.

A possibilidade de se utilizar água quente e fria na cozinha não é novidade e é um dos fatores primordiais quando falamos de torneiras gourmet. O diferencial mais relevante, no entanto, fica por conta das funções como duplo comando, pressão da água, e economia.

Além dos fatores mencionados acima, outro parâmetro importante quando falamos da torneira gourmet, fora sua tecnologia, é a questão estética. Com visual trabalhado com cores e design diferentes, você poderá dar um toque todo especial na decoração do ambiente, tornando-o mais colorido e alegre. 

Bio Robot Refrigerator

O Bio Robot Refrigerator surpreende por ser uma geladeira sem porta. No lugar da porta você terá um gel com base de biopolímero capaz de “engolir” os produtos e alimentos colocados na geladeira, mantendo-os resfriados e protegidos. 

Além da tecnologia, o Bio Robot Refrigerator se destaca pelo visual moderno e ao mesmo tempo, futurista. Um conceito que poderá se tornar realidade em muitas cozinhas mundo afora. 

Um dos principais benefícios apontados em relação ao protótipo é o aumento da duração dos alimentos, que teriam sua conservação otimizada em relação aos refrigeradores comuns. 

E você, está preparado para investir nestas novas tecnologias? 

Comentários