Justiça do Rio condena estudante por mortes em ônibus que caiu de viaduto.

A Justiça do Rio condenou o estudante universitário  Rodrigo dos Santos Freire a 13 anos de reclusão pelo acidente com um ônibus da linha 328, trajeto Bananal-Castelo, que despencou do Viaduto Brigadeiro Trompowski, de uma altura de mais de 8 metros, na Ilha do Governador, matando nove pessoas e ferindo sete, no dia 2 de abril de 2013.

Na mesma decisão, a juíza Paula Fernandes Machado de Freitas, da 5ª Vara Criminal da Capital, absolveu o motorista André Luiz da Silva Oliveira. Os dois homens se envolveram em uma discussão dentro do ônibus, o estudante pulou a roleta e agrediu o motorista com chutes na cabeça. Oliveira perdeu o controle do veículo e despencou do viaduto sobre uma das pistas da Avenida Brasil. 

Na sentença, a magistrada entendeu que Rodrigo cometeu o crime por motivo fútil e foi diretamente responsável pelas mortes.

“Apenas porque foi contrariado pelo motorista, que se recusara a abrir a porta dianteira do ônibus, tal qual um garoto mimado e pirracento que tem negado o pedido de um brinquedo, Rodrigo dependurou-se no balaústre do ônibus e chutou repetidas vezes a cabeça do motorista que conduzia o coletivo em movimento. Aí está a futilidade e a torpeza do motivo do crime perpetrado pelo réu. A danosidade de sua conduta foi exatamente proporcional à gigantesca repercussão social que o caso teve. A pirraça de Rodrigo ceifou nove vidas e feriu sete pessoas gravemente”, afirmou a juíz.

Rodrigo foi condenado pelos crimes de atentado contra a segurança de transporte público e três tipos de lesão corporal. O réu pode recorrer da sentença em liberdade. 

Fonte: Agência Brasil.

Comentários