Metade das vacinas de rotina estão em falta em Campos, no RJ.

Governo federal deixa municípios sem vacina contra Hepatite A. De acordo com a Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense, o Ministério da Saúde continua apresentando problemas com a oferta de vacinas em todo o país, entre elas, a vacina contra hepatite A. Outros imunobiológicos estão em falta, como hepatite B, BCG, HIB (influenza tipo B), Tetraviral, DTPa CRIE, soro antirrábico, imunoglobulina antirrábica, soro antitetânico e soros antivenosos.

Campos dos Goytacazes voltou a seguir o plano de contingência montado pela Direção de Vigilância em Saúde, a fim de racionalizar a dispensação dos imunobiológicos e garantir que os casos mais urgentes sejam priorizados. Em caso de dúvidas, a população deve ligar para o telefone da Coordenação de Epidemiologia (22) 27261378.

A Coordenação Geral do Programa Nacional de Imunizações, do governo federal, enviou novo comunicado em dezembro, justificando mais uma vez, as faltas que se arrastam há meses, e, em alguns casos, desde 2013. 

De acordo com Charbell Kury,  diretor de Vigilância em Saúde, praticamente metade das vacinas de rotina estão em falta, em especial, a hepatite B, que deve ser aplicada logo após o nascimento. O especialista diz ainda que não existe prazo para que a situação seja resolvida. 

Comentários