Pelo menos quatro pessoas morrem em ataque do Boko Haram em Camarões.

Pelo menos quatro pessoas morreram hoje (18) num atentado suicida feito pelo grupo extremista Boko Haram numa mesquita em Nguetchewe, na Região Norte de Camarões e próximo da fronteira com a Nigéria, informou uma fonte do Exército camaronês.

“Um rapaz com cerca de 12 anos foi identificado por membros do comitê de vigilância, que pediram ao jovem que tirasse o seu casaco, mas ele se recusou. Então, correu pela mesquita e detonou o explosivo”, relatou um soldado que estava na zona da explosão, confirmando ainda que a criança morreu.

Esse novo atentado ocorreu poucos dias depois de outro ataque suicida, executado durante as rezas matinais numa mesquita em Kouyapé, também no Norte de Camarões, matando 13 pessoas.

O grupo terrorista nigeriano Boko Haram, depois do início das operações da força multinacional de segurança, aumentou os ataques suicidas na região do Lago do Chade, uma zona difícil de controlar pelas brechas nas fronteiras entre a Nigéria, Camarões, o Chade e o Níger.

No entanto, no caso dos atentados feitos por crianças, as forças de segurança camaronesas trabalham com a hipótese de que o Boko Haram usa crianças e adolescentes para que carreguem os explosivos, mas é um militante que detona os engenhos a distância.

Desde 2013, os ataques do Boko Haram nos Camarões mataram 1.098 civis, 67 militares e três polícias, segundo informou o ministro da Comunicação e porta-voz do Governo, Issa Tchiroma Bakary.

Fonte: Agência Lusa.

Comentários