Kits de diagnóstico para a dengue estão em falta no Rio de Janeiro.

A Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro informou que os kits para diagnosticar a dengue estão em falta no estado. De acordo com a secretaria, a responsabilidade de fornecimento dos kits é do Ministério da Saúde.

Mesmo assim, não há mais kits no estoque do laboratório. As amostras coletadas de pacientes com suspeita de dengue estão sendo armazenadas para que o exame seja feito posteriormente.Segundo o órgão estadual, desde julho de 2015, o Ministério da Saúde não tem enviado quantidade suficiente de kits para o Laboratório Central de Saúde Pública Noel Nutels, vinculado à rede estadual de saúde. Para suprir a carência de kits, a secretaria tem feito processos de aquisição dos exames.

O Ministério da Saúde informou, por meio de nota, que já adquiriu mil kits de testes sorológicos. Cada kit é capaz de fazer 96 testes. Os 96 mil testes serão distribuídos a todos os estados até abril e, segundo o ministério, são suficientes para atender a toda a necessidade no período.

De acordo com o ministério, o exame só é indicado para casos mais graves, como aqueles que envolvam hemorragias ou em crianças, gestantes, idosos e portadores de doenças crônicas, e que o tratamento independe da realização do exame.

Via Agência Brasil.

Comentários