Morre Harper Lee, autora de O Sol é para todos.

Morreu hoje (19), aos 89 anos, a escritora norte-americana Harper Lee, no estado do Alabama. A causa da morte não foi divulgada. A escritora venceu o Prêmio Pulitzer em 1961 pela obra O Sol é para todos, que retratou o sul do país marcado pela luta racial. O livro mostra a injustiça social em meio à crise econômica enfrentada pela região.

Harper Lee viveu quase toda sua vida de maneira discreta e isolada. Após ganhar o Pulitzer, não lançou novos trabalhos até 2015, quando foi publicado seu segundo livro: Vá, coloque um vigia. A obra foi recuperada de manuscritos que estavam guardados, encontrados em 2014. A escritora vivia sozinha em uma casa de repouso em sua cidade natal, Monroeville.

Mais nova dos quatro filhos de Amasa Coleman Lee e Frances Cunningham Finch Lee, a escritora nasceu em 1926. Harper estudou direito na Universidade do Alabama e, em 1949, se mudou para Nova York, onde trabalhou em uma companhia aérea enquanto tentava seguir a carreira de escritora.

O Sol é para todos vendeu mais de 40 milhões de cópias e é reconhecido pela sensibilidade com a qual a escritora, branca, retrata o racismo e as injustiças sociais nos Estados Unidos, sobretudo no Sul, berço da luta pela igualdade. Na região estão os estados do Alabama e da Georgia, que registraram conhecidos episódios de tensão racial e confrontos ao longo da história norte-americana.

O romance narra a história de um advogado que defende um negro acusado injustamente de estuprar uma mulher em uma pequena cidade do sul. O livro virou filme em 1962 e depois espetáculo de teatro em várias cidades norte-americanas e também na Inglaterra.

Harper Lee sofreu um acidente vascular cerebral em 2007 e desde então sua saúde estava bastante debilitada. As causas da reclusão da escritora após o lançamento do livro nunca foram reveladas, mas ela costumava dizer que não entendia o sucesso da obra e que a repercussão a deixava surpresa.

Via Agência Brasil.

Comentários