Campos dos Goytacazes celebra 181 anos; mas nem tudo é festa!

No dia 28 de março do ano de 1835, era elevada à categoria de cidade a Vila de São Salvador e, nesta segunda-feira (28), o município comemora seus 181 anos. As terras dos índios goitacazes começaram a ser colonizadas pelos portugueses em 1627, com a chegada dos "sete capitães". Pertenceu à capitania de São Tomé e se tornou, cinquenta anos depois, no dia 29 de maio, a vila de São Salvador dos Campos. Em 1833, foi criada a Comarca de Campos e, em 28 de março de 1835, a Villa foi elevada à categoria de Cidade com o nome de Campos dos Goytacazes, dando início ao progresso na região, informa uma reportagem publicada no site oficial da Prefeitura Municipal de Campos dos Goytacazes.

Campos dos Goytacazes é o maior município fluminense em extensão territorial, e o sexto maior do Brasil, com área aproximada de 4.032 quilômetros quadrados. O mar de Campos detém as maiores reservas de gás natural e petróleo do País, onde a Bacia de Campos é a principal área petrolífera explorada no território brasileiro.

Comemorações -  Na manhã desta segunda-feira, 28, uma solenidade na sede da Prefeitura deu início as comemorações pela passagem do aniversário de Campos dos Goytacazes. Seguida da apresentação do Grupo Oficina de Texto Terra da Alegria (Gotta) com adaptação da lenda campista “O Ururau da Lapa”, grupo de artistas formado por alunos da Escola Municipal Professora Sebastiana Machado Silva, no IPS. 

Nem tudo é festa - Campos dos Goytacazes é um dos municípios mais ricos do estado do Rio de Janeiro. Apesar da Prefeitura anunciar que nos últimos anos investimentos estão garantindo melhor qualidade de vida aos mais de 500 mil habitantes, há controvérsias. É preciso ressaltar que a cidade vive um dos piores momentos de sua história. Campos hoje acumula sérios problemas em vários setores: economia, saúde, transporte, educação, entre outros. Além disso, a violência também tem tirado o sono dos campistas. De acordo com um ranking internacional publicado por uma ONG mexicana, Campos dos Goytacazes ocupa o 39º na lista de cidades mais violentas do mundo. Por tudo isso apresentado resumidamente neste texto, resta a esperança de que no próximo aniversário de Campos dos Goytacazes seus munícipes tenham mais motivos para comemorar está data tão especial. 

Comentários