Rio tem 331 grávidas com Zika e 306 notificações de microcefalia.

Desde que começou a notificar gestantes com manchas vermelhas e erupções na pele, em novembro de 2015, a Superintendência de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde registrou 6.426 possíveis casos de Zika. Dessas, 311 tiveram a confirmação para o vírus, mas não houve confirmação de microcefalia nos fetos. Os números estão em boletim divulgado hoje (24) pela secretaria.

Em todo o estado, foram confirmados 11 casos de microcefalia associados a infecções congênitas, desde janeiro do ano passado. Outros 306 casos notificados estão em investigação, com 263 bebês nascidos e 65 referentes ao período intrauterino. Do total, 118 mulheres relataram ter tido manchas vermelhas pelo corpo ao longo da gravidez. Até o momento, 20 casos investigados foram descartados.

A secretaria informa monitorar casos de complicação neurológica pós-infecção pelo vírus Zika, para verificar se há relação com a Síndrome de Guillain-Barré. Desde julho de 2015, foram 71 casos da síndrome no estado do Rio, sendo 24 compatíveis com infecção por Zika. Outros 42 casos aguardam resultados de exames laboratoriais e cinco foram descartados.

Via Agência Brasil.

Comentários