Boato diz que vacina da gripe H1N1 é veneno mortal.

A campanha de vacinação contra a gripe H1N1 já começou em vários estados do Brasil. No Rio de Janeiro, segundo informações da Secretaria de Saúde, já foram registrados 400 casos. O dia “D” da campanha ocorrerá no próximo sábado (30). 

Enquanto há uma mobilização para imunizar a população, surgem boatos contra a vacina. Alguns chegam a dizer que a vacina da gripe é um veneno mortal. Textos assustadores são compartilhados nas redes sociais.  Um deles diz que “um dos possíveis efeitos secundários da vacina” é a síndrome de Guillain-Barré. Todavia não existe esta evidência nos países que já realizaram ou estão vacinando contra a influenza pandêmica.

A síndrome de Guillain-Barré é um quadro neurológico que tem etiologias diversas. Até o momento não foram relatados casos em que tenha sido estabelecida uma associação de causa e efeito entre o uso da vacina e a sua ocorrência. O site do Conselho Regional de Farmácia do Estado de São Paulo traz mais informações sobre a vacina da gripe neste link

Portanto essa história que a vacina da gripe é um veneno mortal é boato. A vacina é segura e eficiente. Segundo o CRF, a resposta máxima de anticorpos se observa entre o 14º e o 21º dia após a vacinação. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Corpo de João Paulo II retirado do túmulo intacto.Será?

Como bati meu recorde pessoal nos 5K aos 51 anos com treino consistente e foco no ritmo

10 Dicas Fundamentais para Praticar Corrida de Rua com Sucesso