MS pretende vacinar 1,7 milhão de meninas contra o HPV.

Segue até o dia 15 de abril a campanha nacional de mobilização, coordenada pelo Ministério da Saúde, para vacinar meninas de 9 a 13 anos contra o HPV. Segundo a pasta, a meta deste ano é vacinar pelo menos 80% das meninas de 9 anos de idade, público-alvo da campanha, formado por um total de 1,7 milhão de garotas. A imunização é feita em duas doses injetáveis - a primeira, de preferência, nos meses de março ou abril e a segunda, seis meses após a primeira.

De acordo com a coordenadora-geral do Programa Nacional de Imunização, Carla Domingues, o vírus é atualmente muito disseminado e transmitido pelo contato direto com a pele ou mucosas infectadas. A estimativa, segundo ela, é que o país registre, este ano, 16 mil novos casos de câncer de colo de útero e cerca de 5,4 mil mortes provocadas pela doença. "A vacina é segura e recomenda pela Organização Mundial da Saúde. A dose já é utilizada em mais de 100 países", disse, ao destacar que o câncer de colo de útero representa a quarta causa de morte por câncer entre mulheres.

A vacina utilizada pelo governo brasileiro é a quadrivalente e confere proteção contra os subtipos 6, 11, 16 e 18, principais responsáveis por casos de câncer de colo de útero e verrugas anogenotais. A proteção, segundo o ministério, só é conferida se todas as doses forem aplicadas.

HIV

Meninas e mulheres, na faixa etária de 9 a 26 anos, vivendo com HIV ou aids também devem ser vacinadas. Neste caso, o esquema vacinal consiste em três doses - a segunda é administrada dois meses depois e a terceira, após seis meses. Dados do ministério apontam que cerca de 59 mil mulheres de 15 a 26 anos vivem com HIV ou aids no país atualmente. Com informações da Agência Brasil.

Comentários