Festival exibe filmes sobre a era atômica no MAM.

Começa nesta sexta-feira (20) na cidade do Rio de Janeiro a exibição de 49 filmes independentes de 22 países sobre a era atômica. O International Uranium Film Festival terá inicio às 18h, na Cinemateca do Museu de Arte Moderna (MAM). O festival foi idealizado pelo jornalista alemão Norbert G. Suchanek e pela socióloga brasileira Márcia Gomes de Oliveira. 

O International Uranium Film Festival  reúne, até o dia 29, 14 cineastas de 11 países. Há sessões em diversos horários. A entrada custa R$ 8, e a programação completa está disponível no site do festival.

Este ano, o festival tem como foco os 30 anos do acidente nuclear de Chernobyl. No momento do desastre, 31 pessoas morreram, mas estima-se que o número de óbitos seja de centenas de milhares em decorrência de casos de câncer. Até hoje, não há consenso sobre o número de vítimas.

Acidente nuclear de Chernobyl. 


No dia 26 de abril de 1986, o reator número 4 da usina de Chernobyl explodiu, lançando grandes quantidades de partículas radiativas na atmosfera. Essas partículas se espalharam por boa parte da União Soviética e da Europa ocidental. Com informações da Agência Brasil.

Edição: Washington Luiz.

Comentários