Raios cósmicos perto da Terra podem fazer aparelhos explodirem?

Raios cósmicos perto da Terra.  Perigo! "Hoje à noite 00:30 a 03:30 não se esqueça de desligar o telefone , celular, Tablet, e etc. e colocar distante do seu corpo ..."  A recomendação é para que as pessoas mantenham distância de aparelhos eletrônicos. Ops! Essa notícia não é nova, mas continua sendo compartilhada por muitos e acaba gerando confusão.  

Como aconteceu em Gana. Um trote sobre raios cósmicos atingindo a Terra já causou pânico em Gana, como informou uma reportagem da BBC publicada em 18 de janeiro de 2010. Oficialmente não há um grão de evidência científica nisto. "Alguém simplesmente passou um trote na nação", como explicou Samuel Okudzeto Ablakwa.

O que são raios cósmicos? São partículas extremamente penetrantes, dotadas de alta energia, que se deslocam a velocidades próximas à da luz no espaço sideral. 

Pesquisas - De acordo com informações divulgadas na enciclopédia livre Wikipédia, na tentativa de solucionar enigmas, os especialistas em raios cósmicos estão criando "observatórios" de raios cósmicos. O grupo de Raios Cósmicos da UFABC, orientado pelo professor Marcelo Augusto Leigui de Oliveira, está desenvolvendo um novo telescópio compacto capaz de detectar a luz de fluorescência gerada por raios cósmicos, o Monitor de Radiação Atmosférica (MonRAt).

Segundo o professor Marcelo, o equipamento está próximo de ser finalizado e logo entrará em fase de testes.

Conclusão: Está história de que raios cósmicos podem fazer aparelhos explodir é BOATO!

Edição:  Washington Luiz 
Referências: BBC e Wikipédia.

Comentários

  1. é mentira olha a hora meu deus eu tive que ficar sem mexer no celular pq vcs fais piadinha poha

    ResponderExcluir
  2. Parabéns, ótimo artigo, ajuda a desmascarar a mentira que muitas pessoas chegaram a acreditar.

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Não divulgamos links.Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião do Momento Verdadeiro.