Será que Burger king usa carne de cavalo em hambúrguer?

Bom! Como costumo dizer, estar informado faz toda a diferença quando surgem essas notícias estranhas na grande rede. A informação, as vezes, não é nova, mas volta a ser compartilhada nas redes sociais e acaba virando uma enorme bola de neve. Vamos lá! Está circulando a web um texto dizendo que a rede Burger King usa carne de cavalo em hambúrgueres. 


Quando surgem notícias como estas na web é preciso apurar se realmente a fonte que divulgou está informação mostra fatos que comprovam sua veracidade, do contrário será apenas especulação. A Burger King é uma rede de restaurantes especializada em fast-food, fundada nos Estados Unidos por James McLamore e David Edgerton. No final do ano de 2013, de acordo com informações da Wikipédia, o setor administrativo do Burger King informou que tinha mais de 13 mil restaurantes em 79 países. Já dá para imaginar a logística e o controle de qualidade para manter uma multinacional deste porte. Então! Por que a Burger King iria utilizar carne de cavalo?  

A história surgiu em janeiro de 2013, mesmo ano em que a empresa começou a expandir seus negócios. Uma reportagem divulgada pelo site Mail Online intitulada "Burger King admits it has been selling beef burgers and Whoppers containing horsemeat" [em tradução livre: Burguer king admite que tem vendido carne de hamburguer de carne de cavalo]. Neste caso, conforme informou o site Boatos.org, a confusão aconteceu por causa da interpretação. Além disso, a notícia teve grande repercussão na internet principalmente por causa da imagem usada para ilustrar o texto. 

Neste caso, a verdade é que houve realmente erros de fornecedores, na ocasião a rede Burger King cancelou o contrato com a fornecedora e realizou um recall em seus produtos. Enfim, diante dos fatos, dizer que o hambúrguer da rede Burger King é feito com carne de cavalo é boato que circula na web.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários