Golpe no WhatsApp usa "emoticon romântico" para enganar usuários.

Tecnologia - Golpistas usam falso pacote de emoticons românticos para enganar usuários do WhatsApp. A ESET identificou um novo tipo de golpe nessa linha no Brasil, prometendo um novo pacote de emoticons românticos. O usuário recebe um link falso e é informado que a instalação do pacote requer o compartilhamento da mensagem recebida para dez pessoas ou em três grupos diferentes do app.

Segundo a empresa de segurança digital, ao realizar a ação, o usuário é direcionado para uma página de publicidade legítima ou para registro de serviços pagos não solicitados. O sistema usado pelos cibercriminosos utiliza um agente que verifica o navegador do usuário para garantir que o acesso seja realizado a partir de um dispositivo móvel.


Ainda de acordo com a publicação, os fraudadores registraram o domínio sob a proteção do serviço Domains by Proxy, que evita a publicação do nome e contatos dos criadores do domínio. 

Para evitar cair em golpes como esse, recomenda-se usar um app antivírus atualizado; evitar executar arquivos suspeitos; bloquear e denunciar usuários inconvenientes e spam; e claro, desconfiar de promoções enviadas pelo WhatsApp. Com informações do portal UOL.

Edição: Washington Luiz.

Comentários