Bumlai é condenado a 9 anos e 10 meses de prisão pela Lava Jato.

O pecuarista José Carlos Bumlai foi condenado a 9 anos e 10 meses de prisão em um processo da 21ª fase da Operação Lava Jato por crimes como gestão fraudulenta e corrupção passiva. Ele é amigo do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva e passa por um tratamento contra um câncer na bexiga.

A sentença foi publicada na manhã desta quinta-feira (15), conforme noticiou o portal G1. Carlos Bumlai foi condenado pela participação, obtenção e quitação fraudulenta do empréstimo no Banco Schahin de R$ 12 milhões, em 2004, e pela participação, solicitação e obtenção de vantagem indevida no contrato entre a Petrobras e o Grupo Schahin para a operação do Navio-Sonda Vitória 10.000. 

O juiz federal Sérgio Moro também condenou o empresário Fernando Antonio Falcão Soares, o Fernando Baiano, o ex-tesoureiro do Partido dos Trabalhadores (PT) João Vaccari Neto, e outros quatro réus do processo. O ex-diretor da Área Internacional da Petrobras Jorge Luiz Zelada foi absolvido pelo juiz Sérgio Moro pelo crime de corrupção passiva por falta de provas. Maurício de Barros Bumlai, filho de Bumlai, também absolvido pelos crimes de gestão fraudulenta e corrupção passiva. Com informações do portal G1.

Edição: Washington Luiz.

Comentários