Professora de 79 anos cria PEC que corta gastos dos políticos e envia ao governo?

Professora aposentada de 79 anos cria PEC que corta gastos dos políticos e envia a proposta ao governo. Será que é verdade? Bom! De acordo com informações, divulgadas por vários sites, dona Minervina B Leite enviou através de carta aberta ao presidente Michel Temer uma proposta de PEC que corta gastos dos políticos e burocratas dos três poderes."Vou provar ao presidente que é possível fazer economia sem passar a tesoura nas verbas da saúde e educação, bem como nos salários dos servidores públicos de todo o país", declarou.

Para responder esta pergunta vamos por parte. Primeiro temos que saber quem é Dona Minervina B Leite? Apesar do texto informar que ela atuava como professora de matemática na Rede Estadual de Educação da Bahia, parece que sua trajetória como educadora por mais de 20 anos se limita a criação de uma carta que teria sido enviada ao presidente Michel Temer, pois ainda não encontrei nenhum registro que prove a existência desta profissional. Se alguém tiver mais informações de Minervina, por favor, deixe um comentário, pois até o momento ela não existe. E apenas uma personagem.

Outro detalhe que chama a atenção nesta história é que um cidadão pode até se comunicar com o presidente da República, através do canal 'Fale com o Presidente', porém criar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) é uma atribuição do presidente da República, de um terço dos deputados federais, dos senadores ou por mais da metade das assembleias legislativas. O site oficial do Senado Federal traz mais informações sobre o tema, leia aqui!

Tem mais uma coisa, apesar do texto trazer uma ideia que com certeza teria aprovação da maioria da população, que é reduzir gastos cortando despesas com os políticos, já que segundo a proposta, seria possível "economizar mais de R$ 700 milhões em apenas um ano". Mas o texto também tem um tom de oposição. "Dado que o senhor, desde que assumiu ilegitimamente o governo, só fala em cortar gastos públicos em saúde, educação e salários do funcionalismo do país, proponho que assuma a proposta de PEC".

R. R. Soares diz que não tem que pagar imposto e pede oração para Cunha?
Médicos descobrem raiz que pode curar o câncer em até 48 horas?
Fátima Bernardes vai voltar para o grande amor de sua vida?
Lei Seca será revogada? Não. É boato.

Conclusão: Por falta de fontes confiáveis e também de dados que comprovem a existência da professora aposentada, identificada como Minervina B Leite. Podemos dizer que está história de que professora aposentada de 79 anos criou PEC que corta gastos dos políticos e enviou a proposta ao governo é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários