🧰 Ferramentas e Guias para Corredores

📊 Calculadora de Pace

Descubra seu ritmo ideal de corrida e ajuste seus treinos com mais precisão.

Calcular meu pace →
🔥 Calculadora de Calorias

Veja quantas calorias você gasta correndo e entenda melhor seu desempenho.

Calcular calorias →
🥗 Nutrição para Corredores

Aprenda o que comer antes e depois da corrida para melhorar seus resultados.

Ver guia →
🏃 Dicas de Corrida

Melhore sua corrida com orientações práticas e fáceis de aplicar.

Ver dicas →

É verdade que um novo vírus transmitido pelo Aedes aegypti é mortal?

Então! Além de transmitir: dengue, febre chikungunya e o vírus zika, há outro vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti? Sim! Estudos mostram que esse vírus se adaptou e pode ser transmitido pelo Aedes aegypti, o nome do vírus é Mayaro (MAYV).

Segundo um texto, que circula pela internet, um morador da zona rural foi internado no hospital Universitário Huufma e morreu com "diagnóstico do vírus desconhecido". Ainda segundo o texto, o Ministério da Saúde e o governo do Estado do Maranhão "ordenaram que fosse mantido em sigilo". Mas MAYV não é um vírus novo. Ele foi identificado em Trinidad, no ano de 1954. Em 1955, teve um surto aqui no Brasil, no estado do Pará, em uma comunidade rural próximo à Belém. Segundo informações do site 'Bem Estar', entre dezembro de 2014 e junho de 2015 foram confirmados 197 casos  de febre do Mayaro nas regiões Norte e Centro-Oeste.

Para saber se é dengue, zika, Mayaro ou chikungunya, segundo a Dra. Ana Escobar, é necessário realizar exames laboratoriais específicos. Porque os sintomas são muito semelhantes com os da dengue ou da chiKungunya.

Cabe ressaltar que na febre Mayaro, os casos graves podem apresentar encefalite (inflamação do cérebro), no entanto, na maioria dos casos a doença é autolimitada, com o desaparecimento dos sintomas em uma semana.

Conclusão: É fato que as medidas para evitar a proliferação dos mosquitos são fundamentais e importantíssimas. Porém, essa história de novo vírus mortal transmitido pelo Aedes aegypti é BOATO.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários