Corrente do WhatsApp com 0800 para prevenir suicídio é boato.

É boato → Circula pelo WhatsApp uma corrente com números de telefones para prevenção de suicídios. Nos últimos 10 anos, a taxa de suicídio cresceu mais de 40% entre brasileiros de 15 a 29 anos.  O assunto é realmente muito sério. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), mais de 800 mil suicídios foram registrados em 2015 em todo o mundo, dos quais 75% em países de média e baixa renda. O Brasil ocupa a 8ª posição no ranking de países com maior incidência de suicídios, ultrapassando o número de 12 mil casos por ano.

A corrente no WhatsAPP pede para os usuários repassarem os números 0800-273-8255 e  0800 290 0024, esses telefones seriam de uma central que oferece serviços para prevenir suicídios. O texto deveria ser repassado para pelo menos três contatos e grupos no WhatsApp.

Porém, a verdade é que os números não são de nenhuma central de apoio. São telefones de uma empresa que desenvolve o WhatsApp, conforme noticiou o E-Farsas. O site diz ainda que os telefones são dos Estados Unidos e não funcionam aqui para o nosso país.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) disponibiliza o telefone 141 para os casos de prevenção ao suicídio.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boatos de que tigres teriam fugido do zoológico se espalham pela web + NOTÍCIAS.

Juiz absolve Lula e outros acusados em caso de obstrução de Justiça + NOTÍCIAS.

Saiba o que muda com a lei que protege seus dados na rede + NOTÍCIAS