Tempestade solar que se aproxima pode desligar todas as redes elétricas do mundo?

É boato → Forte tempestade solar está vindo em direção ao nosso Planeta. Boatos sobre catástrofes estão entre os preferidos dos criadores de notícias falsas. Agora mesmo voltou a circular pelas redes sociais e também pelo WhatsApp, um alerta falso sobre  uma tempestade solar que se aproxima poderá desligar todas as redes elétricas do mundo

No dia 05 de setembro de 2016, publiquei um post (relembre aqui) desmentindo os rumores sobre de que a Terra seria atingida por uma forte tempestade solar. É fato que nosso planeta já foi atingido por uma das maiores ejeções já lançadas pelo Sol que atingiu o campo magnético da Terra. Esse fenômeno ocorreu em 1859 e causou um colapso nos serviços telegráficos.


Caso ocorresse uma tempestade solar hoje aparelhos tecnológicos como GPS e comunicadores que dependem de frequência de rádio, como aviões seriam afetados. Porém, segundo informações da Revista Galileu, a NASA está sempre atenta às atividades solares. A agência espacial norte-americana garante que mantém uma frota de naves heliofísicas monitorando o ambiente espacial entre o Sol e a Terra. 


Sobre o Sol → De acordo com os astrônomos, o Sol teria 4,5 bilhões de anos. Os especialistas calculam que a estrela mantenha seu brilho por até 10 bilhões de anos.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários