Doença misteriosa que deixa urina preta deixa Bahia em alerta.

Doença misteriosa, que deixa urina preta, foi diagnosticada em dezenas de pessoas na Bahia. De acordo com a Diretoria de Vigilância Epidemiológica do estado, os quadros investigados estão sendo tratados como "mialgia aguda a esclarecer", pois ainda não há informações sobre as causas da doença. "Nós estamos hoje com 52 casos, e não temos uma resposta para dar à população", disse a superintendente de vigilância à saúde da Sesab, Ita Cácia Aguiar.


No último sábado, dia 31 de dezembro de 2016, foi registrado um óbito. De acordo com informações do "G1", a vítima estava com sintomas da doença misteriosa que provoca dor muscular intensa e deixa urina preta. O caso ocorreu no município de Vera Cruz (BA). Ainda não foi confirmado se a morte foi causada pela doença misteriosa. A Vigilância Epidemiológica do Estado está investigando o caso.  

Suspeita-se que a intoxicação estaria sendo causada pelo consumo de peixes na região. Amostras de pacientes analisadas no laboratório de virologia da Universidade Federal da Bahia (UFBA) indicaram vestígios do enterovírus e do parechovírus. Ainda de acordo com o 'G1', amostras de peixe vão ser encaminhadas pelo Ministério da Saúde para os Estados Unidos.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, exames feitos na água que abastece a cidade descartaram contaminação. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações do G1.

Comentários