Maria do Rosário cobra indenização para família dos bandidos mortos em presídio de Manaus? Não, é boato.

O primeiro domingo de 2017 ficou marcado pelo um banho de sangue no Complexo Penitenciário Anísio Jobim (Compaj) em Manaus (AM). A rebelião, que teve como consequência a morte de dezenas de presos, ocorreu devido uma disputa entre duas facções criminosas, o Primeiro Comando da Capital (PCC) e a Família do Norte (FDN). A Ordem dos Advogados do Brasil já se manifestou sobre o caso. Leia mais neste link.

Semana passada começou a circular em alguns sites, pelas redes sociais e também pelo WhatsApp que a deputada federal Maria do Rosário cobrou indenização para família dos detentos mortos na chacina dentro do presídio em Manaus.

Tem fatos que precisam ser considerados nesta informação, o primeiro é que Maria do Rosário não é ministra dos Direitos Humanos, inclusive esta pasta foi extinta em 2016. A Medida Provisória nº 726 estabeleceu a nova organização da Presidência da República e dos Ministérios que compõem o governo federal. "O documento informa a extinção do Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial, da Juventude e dos Direitos Humanos, cujas competências foram transferidas para o recém criado Ministério da Justiça e Cidadania".

É verdade que familiares dos presos tem direito a indenização. Este direito está previsto na Constituição Federal. Inclusive, o Supremo Tribunal Federal (STF) já determinou que o poder público deve responder pela integridade física dos presos, inclusive quando o detendo comete suicídio."A indenização para parentes de presos mortos dentro da cadeia visa a reparação a dependentes como esposas e filhos".

Não é a primeira vez que falsas declarações são atribuídas a deputada federal Maria do Rosário. Em seu perfil no Facebook, a deputada afirma que há especialistas em fraudar suas postagens. "Novamente são atribuídas falsas declarações ao nosso mandato, de forma desonesta e mentirosa". O site E-Farsas, do jornalista Gilmar Lopes, também publicou um texto desmentindo a falsa informação de que Maria do Rosário pediu indenização para presos mortos em Manaus. 

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Boatos de que tigres teriam fugido do zoológico se espalham pela web + NOTÍCIAS.

Presidente do STJ nega 143 pedidos de liberdade a Lula + NOTÍCIAS

Presidente do STJ nega liberdade a Lula + NOTÍCIAS.