NASA quer usar gelo para construir casa em Marte.

Habitar em outro planeta é um projeto ousado, que exige muitos recursos. Em Marte, por exemplo, seria preciso viver em meio a temperaturas extremas em uma atmosfera que não oferece nenhuma proteção adequada contra a radiação cósmica, como informou uma reportagem da "BBC".

Tudo indica que o sonho de morar em Marte pode se tornar realidade em breve. É que a NASA já descobriu o material adequado para construir casas no 'Planeta Vermelho'. O material que reúne todas as características que a agência espacial norte-americana acredita ser necessário para humanos habitarem em Marte é o gelo.

Na semana passada, de acordo com informações da "BBC", designers, arquitetos e acadêmicos, especialistas da NASA se reuniram em um centro de pesquisas em Langley, no Estado da Virgínia (EUA), para criar um projeto de casa sustentável para astronautas em Marte. "Após um dia dedicado a identificar necessidades, objetivos e dificuldades da missão, avaliamos muitas ideias até chegar à casa de gelo como a melhor solução", disse o chefe de engenharia de Langley, Kevin Vipavetz.

Os cientistas da NASA pretendem aproveitar as reservas hídricas abundantes sob a superfície de Marte para robôs construírem as casas de gelo antes da chegada da equipe. Outra vantagem da casa de gelo, é permitir a passagem de luz, o que contribui para que o relógio biológico dos astronautas não seja afetado. "Todos os materiais selecionados para a construção dessa estrutura são translúcidos para que eles tenham a sensação de que estão em uma casa, e não em uma caverna", diz o site da agência espacial norte-americana.

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.
Com informações da BBC e da NASA.

Comentários