Governo deixará de cobrar IPVA?

Tem circulado pelo WhatsApp e também pelo Facebook a informação de que o governo vai deixar de cobrar o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA). Segundo o texto, "os deputados vão trabalhar no feriadão de carnaval para garantir o andamento da pauta".

Apesar dessa informação estar sendo repassada como se fosse verdadeira, temos que esclarecer que essa história de que o governo não vai cobrar IPVA é FALSA. Assim como a possibilidade dos deputados ficarem trabalhando durante o carnaval. Isso mesmo! É mais um boato que circula pelas redes sociais e aplicativos de mensagens.

Agora que já desmentimos esse boato de que o governo não vai cobrar IPVA, procuramos saber para onde vai (ou deveria) o dinheiro arrecado. O montante é dividido igualmente entre o estado e o município em que o veículo foi licenciado. Sendo assim, cabe ao governador e ao prefeito decidirem onde utilizar o valor. 

De acordo com o consultor legislativo Roberto Bocaccio Piscitelli, "a destinação dos recursos do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) dependerá, em cada caso, do que for alocado em cada Administração, a cada exercício, pelas respectivas leis orçamentárias, naturalmente em consonância com os correspondentes planos plurianuais e diretrizes orçamentárias".

Washington Luiz, repórter do Momento Verdadeiro.

Comentários