Guarda alerta para violência contra macacos.

Campos dos Goytacazes - O comandante da Guarda Ambiental, Sávio Tatagiba, disse hoje (06/03) que não se pode matar os animais por receio da transmissão da febre amarela. "Não se mata nenhum animal silvestre porque é um crime ambiental. Os macacos são tão vítimas da febre amarela quanto nós". 

Tatagiba explicou que os macacos servem até como sentinela, porque se aparecerem mortos, e se a causa for realmente febre amarela, representa um sinal de que a população precisa ser vacinada. Ninguém precisa ficar em pânico. Ainda de acordo com o comandante da Guarda Ambiental, caçar, perseguir, matar e vender qualquer animal silvestre é crime e pode acarretar em prisão de seis meses a um ano, além de multa no valor entre R$500 e R$5 mil. Na região de mata os macacos mais encontrados são os das espécies sagui, bugio e prego.      

O site da Prefeitura de Campos também informa que a preocupação da população quanto a febre amarela aumentou depois que alguns macacos foram encontrados mortos na região rural. As causas da morte estão sendo examinadas. Como forma de prevenção à doença, a Vigilância em Saúde vem realizando a vacinação dos moradores desses locais. Segundo a diretora de Vigilância em Saúde, drª Andréya Moreira, não há motivo para pânico, pois não há nenhuma confirmação se o animal encontrado morreu por febre amarela. 

Por: Washington Luiz
Com informações da PMCG.

Comentários